Japão,o país da leitura | Jeh No Japão
Novidades
recent

Japão,o país da leitura

Um costume japonês interessante, mas um pouco estranho é a leitura.
Eles leem seus livros a qualquer hora e em qualquer lugar. Sobrou um tempinho... Vamos ler um trechinho.
Não é exagero isso não. 
Nos trens da vida, nas esperas de ônibus, em cafés, restaurantes.. Até parado em pé.
Se você não tem uma biblioteca perto de casa não tem problema. Pra eles lugar não é desculpa.
Não que o Japão esteja no top do ranking de leitores do mundo, mas a forma como eles agem tão naturalmente me chamam muito a atenção.

O interessante é que os jovens aqui também tem esse costume. No caminho à escola, na volta, indo encontrar com os amigos no final de semana. Chegou antes da hora marcada no local de encontro? Lê um livro até o resto do pessoal chegar.

Uma pesquisa mostra que 86% dos japoneses gostam e/ou se interessam por leitura. 
Não vamos generalizar que todos sejam assim, mais acredito ser a maioria.

Eu acho esse costume super legal. Nada de futilidades, e nada de perder tempo.

Os tempos mudaram e hoje muitas pessoas preferem jogar games em seus tablets, ou até mesmo escutar músicas em seus dispositivos. Porém, ainda assim há quem vá a bibliotecas pegar livros emprestados.
Faz um certo tempo que eu não vou mais sempre que ia estava cheio de gente dentro de um silêncio inacreditável. 
Aqui no Japão você pode pegar livros emprestados e devolvê-los dentro de um prazo estipulado, podendo assim pegar outros.
Outra opção bem comum é o ¨Dennshi Shobako¨ que são os livros digitalizados. Tanto livros, como mangás você pode ter acesso pelo telefone celular, computador ou pelo tablet.

Quando eu cheguei no Japão pela primeira vez à 17 anos atrás eu frequentava muito a biblioteca da cidade. Isso porque eu ainda não sabia falar japonês e não sabia ler. 
As bibliotecas costumam ter todos os tipos de livros que você imaginar. Inclusive livros educativos, que me ajudaram bastante no começo da minha jornada no Japão.
Sem contar que eles tem alguns livros de outras línguas também. Ou seja, sentiu falta de ler algo em português é só ir dar uma passeadinha na biblioteca.
O mais legal é que as pessoas aqui respeitam o prazo de devolução e procuram ter o máximo de cuidado para não danificar os livros. Não por uma possível multa, mais por consciência mesmo.

Outros lugares inusitados que os japoneses costumam parar para ler livros, revistas e mangás: Lojas de conveniência (kombini) e livrarias. Sim! Estabelecimentos que vendem livros. 
Você simplesmente chega, escolhe um livro e...boa leitura! Isso é tão comum que até eu faço as vezes. Lógico que eu procuro comprar um livro ou uma revista antes de sair do local. Mais a maioria nem se dá a esse trabalho. Só lê mesmo e vai embora.
Algumas revistas são lacradas por terem gifts que as acompanham e acredito que para evitar esse tipo de coisa também.
Mais o legal é que ninguém reclama, ninguém fala nada e isso é a coisa mais natural do mundo.


Que tal ler um bom livro?
JeH no Japão

JeH no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.